A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, na sexta-feira (3/3), que seja realizado um estudo sobre os impactos da privatização da Eletrobras.
De acordo com a decisão proferida pelo juiz Adriano Saldanha Gomes de Oliveira, da 28 Vara Federal do Rio de Janeiro, o objetivo é elaborar prova técnica sobre o risco de desindustrialização do país, decorrente da desestatização, segundo ação protocolada por sindicatos em outubro de 2021.
Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
Ele fixou prazo de 30 dias para a apresentação do laudo, contados a partir da data de início da perícia, que deve auxiliar o julgamento do processo. A autora do estudo será a economista Clarice Ferraz.
A decisão foi tomada em processo iniciado por seis entidades sindicais representantes dos empregados da Eletrobras e subsidiárias. Assinada em 25 de outubro de 2021, a ação pedia que a Justiça suspendesse o processo de privatização e determinasse a realização de estudo de impacto regulatório e tarifário. Os sindicatos alegam que o modelo de privatização criaria uma reserva de mercado privada e aumentaria a tarifa de energia elétrica, com impacto no setor produtivo.
Cynara Escobar / Agência CMA
Imagem: divulgação
Copyright 2023 – Grupo CMA