O telefone toca, no visor o número é desconhecido ou não identificado. Ao atender, do outro lado da linha, uma voz simula o desespero de uma vítima de sequestro. O começo do golpe costuma ser parecido, mas ele toma contornos diferentes dependendo das informações que os criminosos detêm sobre a vítima.
Um dos casos mais comuns é o golpista escolher números aleatórios e fazer várias tentativas até achar a vítima ideal, que não desligue o telefone e ainda forneça as informações mínimas para completar a extorsão. Ao ouvir uma voz de choro pedindo ajuda ou socorro, a vítima entrega normalmente a primeira pista aos criminosos ao questionar “Minha filha é você?”.
Como funciona o Golpe do sequestro virtual
Com a informação de que a pessoa na linha tem uma filha, os golpistas assumem a conversa e passam a fazer pedidos de depósitos e transferências bancárias para liberar a filha que está sob ameaça. Os golpistas ficam com a vítima ao telefone até que ela vá ao banco fazer a transferência ou complete a transação online, dependendo da situação.
Outro caso que tem acontecido é planejado. A vítima é mapeada antecipadamente. Os criminosos têm o número do telefone e outras informações sobre a família como, por exemplo, o número do telefone dos filhos.
Como os criminosos planejam o Golpe?
Quando a ligação é atendida, os criminosos operam da mesma forma: uma voz de choro pedindo socorro, seguida pelo aviso de que um filho está sequestrado e a solicitação da transferência de dinheiro em troca da liberdade. Após enviar o dinheiro e sem desligar o telefone, a vítima é orientada a não voltar para casa ou sair de casa.
Quando a vítima obedece, os criminosos ligam para os filhos, anunciam o sequestro da mãe e iniciam o pedido de extorsão. Como os filhos não conseguem localizar a mãe, acabam acreditando que a ameaça é real. O prejuízo deste tipo de golpe é de R$ 3 a 30 mil.
Como se proteger do Golpe do sequestro virtual?
Para se proteger contra o golpe do sequestro virtual, aqui estão algumas dicas importantes:
- Mantenha a calma: se receber uma ligação suspeita, tente não entrar em pânico. Respire fundo e pense racionalmente.
- Desconfie de números desconhecidos: evite atender ligações de números desconhecidos ou não identificados.
- Evite fornecer informações pessoais: não revele informações sobre familiares ou amigos durante a chamada.
- Verifique a veracidade: Antes de tomar qualquer ação, tente entrar em contato diretamente com o familiar supostamente sequestrado.
- Informe as autoridades: se experimentar uma tentativa de golpe, reporte imediatamente à polícia.
Essas medidas simples, mas eficazes, podem fazer a diferença na prevenção de ser vítima desse tipo de crime.
O que fazer caso seja vítima de um Golpe?
Se você foi vítima do golpe do sequestro virtual, é importante tomar as seguintes ações:
- Entre em contato com a polícia: informe imediatamente o ocorrido à autoridade policial para poderem investigar e dar suporte.
- Notifique o banco: entre em contato com seu banco para tentar reverter a transação e alertar sobre possíveis atividades fraudulentas em sua conta.
- Comunique familiares e amigos: informe seus familiares e amigos sobre o que aconteceu para evitar que eles também sejam alvos dos criminosos.
- Registre um boletim de ocorrência: formalize a denúncia por um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Essas ações são fundamentais para tentar recuperar o dinheiro perdido e evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.
Fique atento e informe-se regularmente sobre novas formas de golpes e extorsões para estar sempre preparado e manter sua segurança e a de seus entes queridos.