O índice dos gerentes de compras (PMI) de serviços da Zona do Euro subiu para 52,9 pontos em agosto, na comparação com os 51,9 pontos em julho, de acordo com dados revisados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto de pesquisas S&P Global.
O resultado superou as expectativas dos analistas para o setor, que previam a manutenção do índice em 51,9 pontos. O aumento do PMI em agosto sugere que o setor de serviços da zona do euro experimentou uma expansão mais robusta no mês.
PMI Composto sobe em agosto
O PMI composto, que engloba dados tanto do setor industrial quanto de serviços, também apresentou alta, passando de 50,2 pontos em julho para 51 pontos em agosto, o que indica um crescimento modesto da atividade econômica na região.
Impacto dos Jogos Olímpicos
Segundo o economista-chefe do HCOB, Dr. Cyrus de la Rubia, os Jogos Olímpicos em Paris foram um dos principais motores do crescimento do setor de serviços na zona do euro em agosto. A atividade econômica relacionada ao evento impulsionou o setor de serviços francês, que desempenhou um papel significativo na aceleração geral.
No entanto, Dr. de la Rubia ressalta que a sustentabilidade desse crescimento é incerta. “As vibrações positivas dos Jogos e das Paralimpíadas em andamento podem se estender parcialmente até setembro, mas esperamos que a desaceleração do crescimento, que começou em maio, provavelmente retorne nos próximos meses”, alertou.
*Com informações da agência de notícias CMA.