Desde a primeira Black Friday no Brasil, em 2010, muita coisa mudou, e segundo o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, a data construiu valor para as marcas ao longo desses 13 anos, deixando para trás parte da desconfiança dos consumidores. Agora, a inteligência artificial (IA) tende a elevar os resultados das empresas na data, que, neste ano, cairá no 29 de novembro.
No último ano, o varejo focou em rentabilizar a data em uma retomada definitiva após períodos de incerteza com a pandemia e inflação elevada.
Segundo um estudo da Offerwise e encomendado pelo Google, em junho de 2023, 66% dos consumidores pretendiam aproveitar a Black Friday, mas somente 54% efetivaram a compra, sendo que entre quem comprou, 40% gastaram menos do que planejavam.
Impulsão de resultados com inteligência artificial
O recorde de vendas durante o período da Black Friday costuma ser renovado todos os anos, e na edição de 2024, o grande aliado para este aumento são as ferramentas de IA. “Esse ano teremos a primeira Black Friday após a inteligência artificial ter se tornado realidade para muitas indústrias”, explica Gustavo Souza, diretor-geral de produtos e soluções para clientes do Google Brasil.
Projeções de consumo na Black Friday
Durante o evento do Google Black Friday 2024, nesta quarta-feira (11), a companhia não divulgou projeções de qual será o faturamento das empresas durante a Black Friday deste ano.
No entanto, o estudo da Offerwise afirma que a maioria dos brasileiros — 62% dos entrevistados — estão animados com o período e pretendem aproveitá-lo.
Segundo o Google, as categorias mais desejadas pelos brasileiros seguem semelhantes com o ano passado, com eletroeletrônicos liderando as intenções de compra. O estudo aponta, também, que as buscas dos consumidores começam a intensificar desde o início de outubro, com o ápice acontecendo entre a quinta e a sexta-feira da BF.
Os preços baixos já não são o único atrativo que os consumidores buscam durante a Black Friday, logo as marcas precisam inovar para manter as vendas elevadas, oferecendo um produto de qualidade, e que agrade o consumidor. Neste ano, o interesse não está ligado somente a compras de produtos, os brasileiros também buscam por outras ofertas como de viagens ou cursos.
Os consumidores não estão mais atraídos apenas pelos preços baixos durante a Black Friday, o que exige que as marcas se reinventem para manter as vendas altas, oferecendo produtos de qualidade que realmente agradem. Este ano, o interesse vai além de compras de itens físicos, com os brasileiros também buscando promoções em áreas como viagens e cursos.