O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, superando a expectativa de alta de 0,2%, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela agência de estatísticas Eurostat.
Na comparação anual, o PIB da região subiu 0,9%, resultado superior à previsão de 0,8%. No segundo trimestre de 2024, o PIB da zona do euro havia registrado crescimento revisado de 0,2% em comparação ao trimestre anterior.
União Europeia também em alta
Em toda a União Europeia, o PIB avançou 0,3% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período de 2023, o crescimento foi de 0,9%, refletindo um desempenho econômico positivo e acima das expectativas para a região como um todo.
Os dados preliminares da Eurostat indicam que a economia europeia pode estar encontrando um ritmo de recuperação, apesar de sinais de desaceleração global e das pressões inflacionárias que impactam a região.
BCE deve manter corte nos juros, mesmo com alta do PIB da Zona do euro
Segundo a Capital Economics, mesmo com o PIB da zona do euro mostrando crescimento acima do esperado, o Banco Central Europeu (BCE) deve manter seu plano de cortar taxas de juros na próxima reunião. A consultoria projeta um corte de 50 pontos-base para dezembro, em resposta à expectativa de crescimento mais lento e inflação reduzida para 2024.
Em relatório, a Capital Economics afirmou que os formuladores de políticas do BCE provavelmente não se preocuparão com eventuais aumentos pequenos de inflação, uma vez que as leituras ainda deverão ficar abaixo do que o banco previa em setembro.
A consultoria sugere que fatores como aperto fiscal e questões estruturais na economia europeia devem limitar o crescimento, neutralizando parte do impacto de flexibilizações monetárias e da recuperação da renda real para o próximo ano.
*Com informações da agência de notícias CMA.