O faturamento do varejo registrou crescimento de 13,1% durante o Carnaval deste ano, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
A comparação foi feita com o mesmo período de 2024, considerando os dias 28 de fevereiro a 5 de março de 2025 e 9 a 14 de fevereiro do ano passado.
- 💰 Seu dinheiro escapa e você nem percebe? Baixe grátis a planilha que coloca as finanças no seu controle!
Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o crescimento do varejo foi favorecido pela data do Carnaval.
“Este ano, o feriado caiu no início do mês, período de pagamento de salários e vales-alimentação, o que impulsionou o consumo. Em 2024, a data ocorreu na segunda semana de fevereiro, quando o efeito renda já não era tão forte”, explicou.
A análise é nominal, ou seja, reflete a receita observada pelos varejistas, sem ajuste pela inflação.
Supermercados lideram crescimento
O setor de supermercados e hipermercados teve a maior alta entre os segmentos analisados, com avanço de 25,9% no faturamento.
- 🔥 Seu dinheiro pode render muito mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]
Outros setores tradicionalmente impulsionados pelo Carnaval também registraram crescimento, como Turismo e Transporte (+3,5%) e Alimentação — Bares e Restaurantes (+3%). Por outro lado, o segmento de Recreação e Lazer teve queda de 0,6%.
Capitais com maior crescimento
Entre as capitais analisadas, o Rio de Janeiro apresentou a maior alta no faturamento geral, com crescimento de 15,5%. Em seguida aparecem São Paulo (+12%), Florianópolis (+11,6%), Recife (+7,8%), Salvador (+5,6%) e Belo Horizonte (+4,2%).
No setor de supermercados, Recife liderou o crescimento, com avanço de 29,3%, seguido pelo Rio de Janeiro (+29,1%) e Salvador (+24,3%).
Já o segmento de Turismo e Transporte registrou as maiores altas no Rio de Janeiro (+18,6%) e Florianópolis (+15%).
No setor de Alimentação — Bares e Restaurantes —, as maiores variações positivas foram registradas em São Paulo (+4,6%) e Florianópolis (+4,4%).
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O segmento de Recreação e Lazer teve crescimento em Belo Horizonte (+8,4%), Salvador (+3,8%) e Rio de Janeiro (+2,5%), mas registrou quedas em Florianópolis (-10,7%), Recife (-9,5%) e São Paulo (-9%).









