Os preços dos contratos futuros de petróleo operam em alta na manhã desta terça-feira, com a redução no fornecimento de gás da Rússia para a Europa. A Gazprom, a estatal russa de gás e petróleo, anunciou que reduziria para 20% o fluxo da commodity por meio do gasoduto Nord Stream 1. A redução está programada para entrar em vigor na quarta-feira.
Por conta desta redução, a Europa enfrenta um risco cada vez maior de ter escassez de abastecimento de gás, e até um racionamento, neste inverno. Desta forma, o continente pode usar o petróleo em vez do gás como combustível – o que pode aumentar o preço do petróleo tipo Brent.
“O racionamento do gás europeu parece cada vez mais provável. A Europa poderia potencialmente trocar gás por petróleo, o que está elevando os preços do Brent”, diz Stephen Innes, da SPI Asset Management.
Por volta das 8h31 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro sobe 1,78%, cotado a US$ 98,41 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro sobe 1,54%, cotado a US$ 106,77 o barril.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels