A Marfrig e a BRF anunciaram, na última sexta-feira (16), uma fusão que cria uma das maiores empresas de proteína animal do mundo. A gigante MBRF Global Foods Company nasce com R$ 152 bilhões em receita, presença em 117 países e 130 mil colaboradores.
Poucas horas depois da divulgação do “negócio do ano”, o Brasil confirmou o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial, levando mais de 30 países, incluindo China, União Europeia, México e Canadá, a suspenderem compras de frango brasileiro.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
No novo episódio do podcast Ligando os Pontos, Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, explica como uma galinha gripada virou o jogo de bilhões, impactando exportações, empregos e até o preço do milho. Confira:
Surto derruba expectativas de investidores
Apesar de mais de 30 países suspenderem as importações de carne de frango do Brasil, alguns países restringiram apenas os embarques do Rio Grande do Sul ou da cidade afetada, como Japão e Arábia Saudita.
No dia da confirmação do surto, as ações da Marfrig subiram mais de 20% com a notícia da fusão, enquanto os papéis da BRF oscilaram diante da incerteza sanitária e terminaram o dia praticamente estáveis. O mercado avalia que os riscos superaram, no curto prazo, os benefícios da fusão.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Segundo o Ministério da Agricultura, ainda há investigações de novos casos suspeitos em cinco estados: Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Ceará e Pará. Dois deles envolvem granjas comerciais.
Documento da CVM já alertava sobre gripe aviária
O formulário de referência da BRF, disponível na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já alertava sobre riscos sanitários e seus potenciais impactos no negócio. Situações como gripe aviária, peste suína africana e contaminações estavam listadas entre os principais fatores de risco da companhia.









