O dólar perdeu força no mercado internacional, mas segue sem rival à altura no papel de moeda global. A avaliação é do relatório “Qual o substituto para o dólar?”, assinado por Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, e Matheus Spiess, analista CNPI, divulgado nesta quarta-feira (28).
Segundo os autores, o movimento recente de enfraquecimento do dólar abriu espaço para o chamado “fluxo dos não-dólares”, com investidores globais buscando alternativas em mercados emergentes. E o Brasil aparece entre os principais beneficiados desse movimento.
- 💰 Seu dinheiro escapa e você nem percebe? Baixe grátis a planilha que coloca as finanças no seu controle!
Apesar de ruídos domésticos, como o aumento do IOF, o interesse internacional por ativos brasileiros cresceu e a alocação global em ações do país ainda está abaixo da média histórica — o que, para Miranda e Spiess, pode impulsionar uma valorização adicional dos ativos nacionais.
O relatório também destaca o impacto das expectativas para as eleições de 2026. O desgaste do atual governo e a possibilidade de mudanças na condução da política econômica já começam a ser precificados pelo mercado, segundo os analistas.
Para eles, até mesmo a chance de alternância de poder pode servir de gatilho para o otimismo dos investidores, especialmente em setores mais sensíveis ao ciclo político.
Outro ponto de atenção, segundo os analistas, é o mercado de trabalho brasileiro, que segue aquecido e pode manter a inflação de serviços pressionada nos próximos meses. Nesse contexto, o relatório reforça o interesse em títulos indexados à inflação, como o Tesouro IPCA+ 2029.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Miranda é um dos convidados do evento “Economia em Debate”, promovido pelo Monitor do Mercado na próxima segunda-feira (2), em São Paulo.
O encontro reunirá representantes do governo, como a subsecretária de Política Fiscal do Ministério da Fazenda, Débora Freire Cardoso, e nomes de peso da economia e do mercado financeiro, como Maílson da Nóbrega (ex-ministro da Fazenda), André Ribeiro (Wise Asset) e Bruno Henriques (BTG Pactual).
Como acompanhar o evento do Monitor do Mercado?
O evento presencial é restrito a convidados, mas clientes da Wiser Investimentos poderão acompanhar a transmissão online gratuitamente.
Quem ainda não é cliente do escritório de investimentos pode se cadastrar gratuitamente na página do evento: Economia Em Debate.
O evento “Economia em Debate” é realizado pelo Monitor do Mercado, em parceria com a Wiser Investimentos, e conta com o apoio de Investo, Tendências Consultoria e Portal Terra.