O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira (3) em alta de 0,56%, aos 137.546,26 pontos, encerrando uma sequência de quatro sessões de queda. O volume financeiro negociado foi de R$ 21,8 bilhões.
A alta foi impulsionada pelas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que sinalizaram esforços para buscar medidas fiscais alternativas após a crise do IOF.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Os técnicos do Ministério da Fazenda estão finalizando as propostas e suas implicações orçamentárias para 2025 e 2026. Haddad ressaltou que o Executivo e o Legislativo estão alinhados e que o governo busca preservar o rito político para garantir a aprovação.
Segundo operadores, a coletiva foi mais política do que econômica, ajudando a acalmar o mercado e estimulando investidores a voltarem às compras de ativos de risco na bolsa brasileira.
Destaques do Ibovespa
Outro ponto que sustentou a alta foi o desempenho positivo das ações do setor bancário, com exceção de Itaú (PN -0,32%). A Vale caiu 0,06%. Já os papéis da Petrobras operaram mistos, os ordinários subiram 0,37%, enquanto os preferenciais caíram 0,26%.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Azul (+8,79%), Magazine Luiza (+7,44%) e Cosan (+6,09%). Por outro lado, JBS (-3,38%), Rede D’Or (-3,04%) e Minerva (-1,56%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):