Três a cada cinco brasileiros (61%) pretendem gastar mais com viagens em 2025, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Booking.com — uma das maiores empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo.
Entre os viajantes, 43% afirmam que manterão o padrão de viagens realizadas em 2024, reconhecendo que os custos estão mais altos. Outros 39% querem conhecer destinos mais distantes, e 37% pretendem estender o tempo fora de casa.
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Gastar mais durante a viagem (com atividades, alimentação, entre outros) é o plano de mais de um terço dos brasileiros (36%), principalmente entre a Geração Z (41%). Já um número parecido (35%) quer aumentar o número de viagens realizadas, com destaque para as mulheres (39%).
Em contrapartida, apenas um em dez turistas (13%) deve reduzir os gastos com viagens esse ano — e, para isso, estratégias como viajar na baixa temporada (39%) e planejar com mais antecedência para conseguir um preço melhor (38%) aparecem como alternativas viáveis.
O levantamento foi feito com mais de 32 mil pessoas em 32 países, incluindo o Brasil. Os entrevistados tinham mais de 18 anos, viajaram a lazer nos últimos 12 meses e planejam uma nova viagem no próximo ano.
Preocupações com orçamento
Mesmo com o desejo de viajar mais, o planejamento financeiro segue como um fator relevante. Os principais receios são ultrapassar o orçamento (41%) — especialmente entre a Geração X (45%) — e a percepção de que a viagem não valeu o investimento (30%).
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Para minimizar riscos, os programas de fidelidade ganham espaço. Dois terços dos entrevistados (67%) valorizam recompensas e descontos imediatos, com maior destaque entre os homens (69%) e os Millennials (71%). Ao todo, 60% planejam aderir a algum programa de fidelidade em 2025.
Acomodação, restaurantes e IA impulsionam viagens
O custo-benefício é o fator mais importante para os brasileiros, presente em um quarto das escolhas (76%). Essa preocupação é ainda mais forte entre mulheres (80%). A busca por hospedagens econômicas influencia a decisão de 59% dos entrevistados — número que sobe para 63% entre as mulheres.
Mesmo assim, um terço (33%) considera opções de acomodações de luxo, com ênfase entre os Millennials (36%). Acomodação (63%), restaurantes (60%) e compras (39%) são os itens mais apontados como justificativa para gastos extras.
Além disso, 66% dos brasileiros pretendem usar ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens. Desses, 48% buscam informações que ajudem a economizar, principalmente entre homens e integrantes da Geração X.