O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, encerrou esta quarta-feira (2) em queda de 0,36%, aos 139.050,93 pontos, após ter retomado ontem o patamar dos 139 mil pela primeira vez desde junho. O movimento representa uma realização de lucros para o indicador.
O indicador oscilou entre 138.383,54 e 140.048,83 pontos, com giro financeiro de R$ 24,3 bilhões. No mês, acumula leve alta de 0,14%, e no ano, 15,60%.
- Crédito com as menores taxas do mercado. Simule um empréstimo com home equity agora.
Mercado monitora cenário político e fiscal
Apesar da queda do dólar e da fraqueza da indústria em maio, os juros futuros subiram nos contratos mais longos. O movimento reflete cautela com o cenário eleitoral e as tensões políticas externas, como a crise no Reino Unido.
Internamente, o ministro Fernando Haddad reafirmou que o governo depende do decreto do IOF para cumprir a meta fiscal de 2025 (superávit de 0,25% do PIB). O STF analisa o tema e pode propor uma conciliação entre Executivo e Legislativo.
Riscos eleitorais à frente para o Ibovespa
Analistas destacam que o Ibovespa pode se manter em um intervalo lateral, com o cenário fiscal e as eleições de 2026 ganhando espaço nas decisões dos investidores.
Dados do UBS BB mostram que governos com aprovação abaixo de 37% não se reelegeram desde os anos 1990 — atualmente, o presidente Lula tem 26% de aprovação.
- 📈 Quer investir como os grandes? Veja os ativos selecionados pelos especialistas do BTG – 100% grátis!
Destaques da Bolsa nesta quarta
A Vale (VALE3) avançou 3,64%, acompanhada de altas em Petrobras ON (+2,10%) e PN (+1,78%), em dia de forte valorização do petróleo Brent e WTI, ambos subindo em torno de 3%. No setor de metais, CSN (+6,13%), Usiminas (+5,37%), Bradespar (+3,71%), Metalúrgica Gerdau (+3,25%) e Gerdau (+3,12%) se destacaram.
O bom desempenho foi sustentado pela cotação do minério de ferro, que voltou a fechar acima dos US$ 100 por tonelada na China, pela primeira vez desde maio.
Na outra ponta, os bancos foram os principais responsáveis pelo ajuste do índice, com Santander Unit (SANB11) recuando até 3%, enquanto Banco do Brasil (BBAS3) subiu 0,37%. No varejo, destaque negativo para Assaí (-7,52%), Magazine Luiza (-6,59%), Smart Fit (-6,06%) e Localiza (-5,76%).