A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. apresentou, nesta segunda-feira (16), uma prévia dos resultados esperados para o terceiro trimestre de 2023, e os números apontam para um cenário desafiador no mercado da aviação. Os resultados detalhados serão divulgados no dia 26 de outubro, mas os investidores já podem traçar algumas projeções com base nas informações preliminares.
De acordo com a empresa, é esperado um prejuízo de R$ 0,70 por ação e de US$ 0,28 por American Depositary Receipt (ADR). Além disso, a margem Ebitda deve ficar em 25%, enquanto a margem Ebit está prevista em 16%. O interessante é que, apesar do aumento de 5% na oferta de voos em relação ao trimestre anterior, a receita unitária de passageiros (PRASK) é estimada para ser de 6% a 7% maior em comparação com o mesmo período do ano passado.
Projeções de receitas e custos
A receita unitária total (RASK) cresceu cerca de 10%, impulsionada pela maior receita de carga (Gollog) e pelo programa de fidelidade Smiles. Entretanto, o custo unitário, excluindo combustível e aeronaves dedicadas a cargas (CASK ex-combustível ajustado), deve aumentar 5% em relação ao terceiro trimestre de 2022, principalmente devido a despesas com peças de estoque e custos de devolução de aeronaves no período. Isso é compensado pelo aumento da oferta (ASK) em 5%, com uma projeção de aumento de 8% na demanda.
Custos com combustível e alavancagem financeira
Os custos unitários com combustíveis (CASK combustível) devem ter uma redução de 24% devido à queda no preço médio do querosene de aviação (QAV) de aproximadamente 30%. Essa queda, entretanto, será compensada pela redução da etapa média. O custo unitário total deve apresentar uma redução de 7% em comparação com o terceiro trimestre de 2022. O preço médio do combustível por litro foi de R$ 4,57, considerando uma taxa média de câmbio de R$ 4,88.
A alavancagem financeira da Gol, medida como a relação dívida líquida/Ebitda UDM, estava em 4,9 vezes no dia 30 de setembro.
Perspectivas para investidores
Esses resultados preliminares da Gol sugerem um período desafiador no setor da aviação, com prejuízos significativos e aumento de custos em alguns aspectos. No entanto, a redução dos custos com combustíveis pode ser vista como um ponto positivo, compensando em parte as despesas adicionais. Investidores precisarão acompanhar de perto o relatório completo, a ser divulgado em breve, para uma avaliação mais completa do desempenho da empresa no terceiro trimestre e quais estratégias a Gol planeja adotar para enfrentar os desafios presentes no mercado aéreo.
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