O golpe da falsa central de atendimento é a fraude mais comum e perigosa aplicada contra clientes Nubank. Criminosos se passam por funcionários do banco em ligações telefônicas, criam um falso cenário de emergência e te induzem a realizar transações para roubar seu dinheiro. Este guia direto ao ponto, com informações oficiais, mostra como essa armadilha funciona e como proteger sua conta.
O golpe da falsa central Nubank?

Este golpe, uma forma de vishing (phishing por voz), é uma ligação fraudulenta de alguém que se apresenta como especialista de segurança do Nubank. O golpista alega que há uma atividade suspeita na sua conta, como uma compra alta ou um acesso indevido, para te deixar em pânico.
O único objetivo do criminoso é te convencer a realizar um falso “procedimento de segurança”. Na verdade, ele te instrui a fazer uma transferência via PIX para a conta de um laranja ou a compartilhar suas senhas e dados do cartão.
A fraude se apoia na engenharia social, manipulando o medo que você tem de perder dinheiro. Ao criar um senso de urgência, o golpista explora a confiança que você tem na marca Nubank e te impede de usar o canal correto e oficial para resolver problemas: o chat do aplicativo.
Como os criminosos executam este golpe passo a passo?
A fraude é uma encenação por telefone, com um roteiro que explora a ansiedade da vítima para guiá-la, passo a passo, até a realização de uma transação que irá beneficiar o golpista.
O processo criminoso geralmente ocorre nesta ordem:
- A Ligação ou SMS Falso: O golpista te contata, alertando sobre uma transação suspeita em sua conta Nubank.
- A Falsa Validação: Ele confirma alguns dos seus dados, que obteve em vazamentos, para ganhar sua confiança e te passa um falso número de protocolo.
- O Falso Procedimento: O “atendente” te instrui a abrir o app e “cancelar” a operação fazendo um PIX para uma “conta segura” ou lendo um QR Code.
- O Prejuízo: Você faz a transação, acreditando estar se protegendo. O golpista rouba o dinheiro e encerra a chamada.
A principal tática de pressão psicológica é a insistência para que a ação seja feita durante a ligação. Isso te impede de desligar o telefone e procurar ajuda no canal que o Nubank realmente utiliza para suporte: o chat dentro do aplicativo.
Quais são os sinais de alerta que você nunca deve ignorar?
A regra de segurança mais importante do Nubank é clara: a empresa não liga para seus clientes para solicitar a realização de operações, pedir senhas ou compartilhar dados. O atendimento proativo é feito por canais escritos, como o chat ou e-mail.
Fique muito atento a estes sinais de alerta que indicam uma fraude:
- Qualquer ligação telefônica não solicitada que peça para você abrir o aplicativo e realizar uma transação.
- A solicitação da sua senha de 4 dígitos (do cartão) ou de 8 dígitos (de acesso ao app).
- A instrução para fazer um PIX ou pagar um boleto para “estornar” uma transação fraudulenta.
- A pessoa na linha pede que você instale qualquer aplicativo de acesso remoto.
- O contato não aparece no seu histórico de conversas dentro do chat oficial do app Nubank.
A regra de ouro é: desligue o telefone e abra o chat. Se receber uma ligação suspeita, não faça nada que a pessoa pedir. Encerre a chamada e inicie uma conversa com a equipe oficial do Nubank pelo chat do seu aplicativo para verificar a situação.
Leia também: Aposentadoria aos 55 anos e anima brasileiros que trabalham de carteira assinada
Fui vítima, e agora? Quais são os primeiros passos imediatos a tomar?
Se você percebeu que caiu no golpe, a primeira e mais urgente ação é entrar no chat do app Nubank imediatamente e relatar a fraude. Peça o bloqueio da sua conta e de todos os seus cartões para impedir mais perdas.
O segundo passo é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). A denúncia do crime de estelionato é fundamental para a investigação. O registro pode ser feito de forma online no portal da Polícia Civil.
Se a fraude envolveu uma transação via PIX, solicite ao Nubank, no mesmo atendimento via chat, a abertura do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Como se proteger e usar sua conta Nubank com segurança?
A melhor defesa é conhecer o modelo de atendimento do seu banco digital e centralizar toda a comunicação no canal oficial e seguro, que é o aplicativo.
Adote estas dicas práticas de segurança: use sempre o chat do aplicativo para qualquer dúvida, problema ou verificação. Desconfie de qualquer outro tipo de contato proativo, especialmente ligações telefônicas.
Mantenha-se informado através dos canais oficiais do banco. O blog NuCommunity e o portal de segurança SOS Nu são as fontes mais confiáveis para aprender sobre os golpes mais recentes e como se proteger.
Leia também: Aumento do salário mínimo muda tudo nos benefícios sociais
A segurança da sua conta roxa está no app, não no telefone
O golpe da falsa central de atendimento usa um método de contato — a ligação telefônica — que o Nubank intencionalmente não utiliza para procedimentos de segurança. Saber deste simples fato é sua defesa mais poderosa contra a manipulação dos criminosos.
Este guia serve como um alerta educacional. Se você foi vítima, os passos essenciais são contatar o suporte oficial pelo chat do aplicativo e registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Lembre-se que a sua segurança começa ao usar os canais corretos.