A natureza digital e a popularidade do Nubank o tornam um alvo constante para criminosos. O golpe mais comum e perigoso é o da falsa central de atendimento, no qual fraudadores se passam por funcionários do banco em ligações telefônicas para criar pânico e roubar seu dinheiro.
Este guia definitivo, com informações oficiais, mostra exatamente como essa fraude de vishing (phishing por voz) funciona, como identificar os sinais de perigo e qual o canal correto para se comunicar com o Nubank com total segurança.
Como o golpe da falsa central funciona

O golpe começa com uma ligação inesperada. Um criminoso, se passando por um especialista de segurança do Nubank, te informa sobre uma suposta transação fraudulenta em sua conta, como uma compra alta ou um PIX suspeito, para te deixar em estado de alerta.
O único objetivo do golpista é te convencer a realizar um falso “procedimento de segurança”. Na verdade, a ação que ele te instrui a fazer — como realizar uma transferência para uma “conta segura” ou compartilhar sua senha — é o que permite que ele roube seu dinheiro.
A fraude se apoia na engenharia social, explorando a confiança que você tem na marca Nubank e o medo de ter um prejuízo. Ao criar um senso de urgência, o golpista te impede de raciocinar e te pressiona a usar o telefone, um canal que não é o principal para o suporte do banco.
Os principais sinais de alerta que você não deve ignorar
A regra de segurança mais importante do Nubank é clara: a empresa não liga para seus clientes para solicitar a realização de operações de segurança, pedir senhas ou dados. O canal de atendimento prioritário e seguro é o chat dentro do aplicativo.
Fique muito atento a estes sinais de alerta que indicam uma fraude:
- Qualquer ligação telefônica não solicitada que peça para você abrir o aplicativo e realizar uma transação.
- A solicitação da sua senha de 4 dígitos (do cartão) ou de 8 dígitos (de acesso ao app).
- A instrução para fazer um PIX ou pagar um boleto para “reverter” uma fraude ou “proteger” sua conta.
- A pessoa na linha pede que você instale um aplicativo de acesso remoto no seu celular.
- O contato não aparece no seu histórico de conversas dentro do chat oficial do app Nubank.
A regra de ouro é: desligue o telefone e abra o chat. Se receber uma ligação suspeita, não faça nada. Encerre a chamada e inicie uma conversa com a equipe oficial de atendimento pelo chat do seu aplicativo para verificar a situação.
Fui vítima, o que fazer imediatamente
Se você percebeu que caiu no golpe, a primeira e mais urgente ação é entrar em contato com o Nubank pelo chat do aplicativo. Se não tiver acesso, use os telefones oficiais na central de ajuda. Relate a fraude e peça o bloqueio da sua conta e dos seus cartões.
O segundo passo é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). A denúncia do crime de estelionato é fundamental para a investigação. O registro pode ser feito de forma online no portal da .
Se a fraude envolveu uma transação via PIX, solicite ao Nubank, no mesmo atendimento via chat, a abertura do Mecanismo Especial de Devolução (MED) para tentar reaver o valor.
Leia também: Comunicado importante para idosos e aposentados brasileiros com 60 anos ou mais em setembro
Como se proteger e usar sua conta com segurança
A melhor defesa é conhecer o modelo de atendimento do seu banco digital e centralizar toda a comunicação no canal oficial e seguro, que é o aplicativo.
- Centralize no chat: use sempre o chat do aplicativo para qualquer dúvida, problema ou verificação. Desconfie de qualquer outro tipo de contato proativo.
- Nunca compartilhe senhas: suas senhas são secretas e o Nubank nunca irá pedi-las em nenhuma situação.
- Desconfie de ligações: lembre-se que o Nubank não realiza procedimentos de segurança por telefone.
- Ative os alertas: mantenha as notificações do app ativadas para acompanhar suas transações em tempo real.
Mantenha-se informado através dos canais oficiais do banco. O portal de segurança e o blog são as fontes mais confiáveis para aprender sobre os golpes mais recentes.
Este guia serve como um alerta educacional. O golpe da falsa central usa um método de contato — a ligação — que não é o padrão de segurança do Nubank. Saber disso te torna imune à fraude. Em caso de crime, a Polícia Civil é a autoridade a ser procurada.