Herdeira de uma rica tradição portuguesa, Pelotas é a “Princesa do Sul” do Rio Grande do Sul e a orgulhosa Capital Nacional do Doce. A cidade, que prosperou com a indústria do charque, hoje celebra sua história com um charmoso centro histórico e a maior feira de doces do Brasil, a Fenadoce.
Quais são as atrações que você não pode perder?
A principal atração da cidade é a Fenadoce, que acontece todos os anos no inverno e atrai milhares de turistas para provar as delícias de origem portuguesa, como quindins e pastéis de santa clara. Fora da feira, as tradicionais doçarias espalhadas pelo Centro Histórico mantêm a tradição viva o ano todo.

O Centro Histórico é um museu a céu aberto, com seus casarões imponentes, o Mercado Público e o Theatro Sete de Abril. Para um momento de lazer, a Praia do Laranjal, uma praia de água doce na imensa Lagoa dos Patos, é o refúgio perfeito nos dias de sol.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Fenadoce: A maior feira de doces do país (geralmente em junho).
- Centro Histórico: Com seus casarões e o Mercado Público.
- Praia do Laranjal: A praia de água doce da cidade na Lagoa dos Patos.
- Museu da Baronesa: Um casarão do século XIX que preserva a memória da aristocracia local.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Pelotas possui um clima subtropical, com as quatro estações bem definidas. Os verões são amenos e os invernos, bastante frios e úmidos, com geadas frequentes e temperaturas que podem se aproximar de 0°C.
A melhor época para visitar é, sem dúvida, durante o inverno, para coincidir com a Fenadoce e aproveitar o clima frio que combina perfeitamente com os doces da cidade. A primavera também é uma ótima opção, com temperaturas agradáveis e a cidade florida. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 325.688 pessoas (2022)
- DDD: 53
- Clima Predominante: Subtropical Úmido
- Localização: Sul do Rio Grande do Sul
O custo de vida na capital dos doces é um atrativo?
Sim, Pelotas possui um custo de vida acessível e é considerada uma das cidades com melhor custo-benefício para se viver no estado. Por ser um importante polo universitário e ter uma economia diversificada, a cidade oferece uma excelente infraestrutura com preços de moradia e serviços bem mais baixos que os da capital, Porto Alegre, veja abaixo o vídeo do canal Castro Desafio:
Essa combinação de qualidade de vida, segurança e custo acessível atrai muitos estudantes e famílias para a região. Mais informações podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Pelotas.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para turistas, o Centro é a melhor opção, pela proximidade com os casarões históricos, as doçarias e a maior parte dos hotéis.
Para morar, o bairro Areal é uma das áreas mais nobres e desejadas, conhecido por sua tranquilidade e belas residências. Bairros como Três Vendas e o próprio Centro também oferecem uma ótima infraestrutura. O potencial da região é um dos destaques do site da Secretaria de Turismo do RS.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro: O coração histórico da cidade.
- Areal: Bairro nobre, tranquilo e bem arborizado.
- Laranjal: Ideal para quem sonha em morar perto da praia.
- Fragata: Tradicional e com forte comércio local.
