Falsos entregadores estão mirando clientes do Itaú com o golpe da maquininha quebrada, induzindo as vítimas a pagarem uma “taxa extra” via QR Code. O que parece ser um pagamento de baixo valor é, na verdade, uma armadilha para roubar o acesso total à conta bancária.
Como o falso entregador convence você a usar o celular?
O golpe acontece na porta da sua casa: o entregador alega que o pagamento do frete não foi processado ou que há uma taxa extra. Ele mostra uma maquininha com o visor quebrado ou “sem sinal” e insiste que o pagamento só pode ser feito escaneando um código na tela do celular dele.

Ao abrir o aplicativo do Itaú para escanear o código, a vítima acredita estar pagando uma taxa de R$ 5,00 ou R$ 10,00. No entanto, o QR Code apresentado não é de pagamento, mas sim um link malicioso ou uma autorização de acesso a um novo dispositivo.
O que acontece quando você escaneia o código?
A tecnologia usada pelos criminosos mascara a real intenção do código. Em alguns casos, ao escanear e usar a biometria facial para “confirmar o pagamento”, você está autorizando uma transferência de alto valor ou permitindo que o golpista acesse sua conta em outro celular, veja abaixo o vídeo do canal Vitor Pio:
O banco Itaú alerta constantemente sobre a importância de conferir os dados na tela do seu próprio aparelho antes de confirmar qualquer operação com senha ou face ID. Fique atento aos sinais de perigo listados a seguir:
- Entregador nervoso ou apressado, segurando o celular dele longe dos seus olhos.
- O visor da maquininha está coberto, riscado ou desligado propositalmente.
- Solicitação de reconhecimento facial para uma transação de valor irrisório.
Leia também: Um comunicado de segurança para aposentados e pensionistas do INSS com mais de 60 anos – Monitor do Mercado
Como diferenciar uma cobrança real de um roubo?
Em entregas legítimas de aplicativos como iFood ou Rappi, taxas extras não são cobradas presencialmente se o pedido já foi pago no app. A tabela abaixo compara a situação segura com a tentativa de golpe:
| Atitude do Golpista (Sinal Vermelho) | Procedimento de Entrega Real |
| Cobra taxa extra na porta alegando erro no app. | O pagamento é resolvido dentro do suporte do app. |
| Pede para escanear código no celular dele. | O pagamento é feito via app ou máquina visível. |
| Esconde o valor ou a operação na tela. | O valor deve aparecer claro no seu celular. |
Escaneei e perdi dinheiro, qual é a solução urgente?
Se você caiu no golpe, entre imediatamente em contato com a central do Itaú (4004-4828) para bloquear o acesso e as senhas. Em seguida, acione o MED (Mecanismo Especial de Devolução), informando que foi vítima de uma fraude via Pix ou transferência.
Para formalizar a denúncia e aumentar as chances de reaver o valor, siga estes passos legais:
- Tire prints do perfil do entregador no aplicativo de delivery.
- Registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual detalhando o golpe.
- Faça uma reclamação na plataforma de entrega e no Reclame Aqui.


