O Spotify anunciou, nesta segunda-feira (25), que irá usar inteligência artificial para “traduzir” podcasts, mantendo a voz original do apresentador. A tecnologia utiliza o sistema de reconhecimento automático de fala (ASR, na sigla em inglês) da OpenAI, chamado de Whisper.
O recurso consegue aproveitar conteúdos em inglês e adaptá-los para outros idiomas. Ainda experimental, a IA ainda não possui previsão para traduzir para o português brasileiro, mas a expectativa do Spotify é expandir a tecnologia para francês e alemão nas próximas semanas.
Outro envolvimento com IA
Ainda nesta segunda, Daniel Ek, CEO da do Spotify, afirmou, em entrevista à BBC News, que a plataforma desistiu de remover todos os conteúdos em áudio gerados por inteligência artificial.
A polêmica se deu após a plataforma perceber músicas se passando por artistas humanos sem seu consentimento. Esse é um desafio que a indústria musical enfrenta, no momento.
“Você pode imaginar alguém postando músicas alegando ser Madonna, mesmo que isso não importe. Vimos praticamente tudo na história do Spotify até agora, com pessoas tentando manipular nosso sistema. Temos uma equipe muito grande que está trabalhando exatamente nesse tipo de missão”, disse.
Ações na NYSE
Desde o começo do ano, as ações do Spotify (NYSE: SPOT) cresceram em 60,65%, com os papéis no valor atual de R$ 193,15. Porém, nos últimos cinco dias, a empresa registrou uma queda de 3,67%.
Imagem: Unsplash