O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, terminou esta terça-feira (24) em alta de 1,4%, aos 191.490,40 pontos. Foi a primeira vez na história que o índice fechou acima dos 191 mil pontos. A máxima intradiária (191.780,77 pontos) também foi renovada.
A alta foi sustentada pelo otimismo em torno das novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos com alíquota de 10%, abaixo da expectativa de 15% que vinha sendo considerada por parte do mercado.
Todo esse movimento ocorre depois da Suprema Corte do país derrubar as chamadas “tarifas recíprocas” sancionadas pelo presidente Donald Trump.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa
Em 2026, a Bolsa brasileira já renovou seu recorde 13 vezes. A alta acumulada no período é de 18,85%.
Destaques do Ibovespa
Na B3, os bancos operaram em forte alta após a realização de lucros observada ontem (23). Santander avançou 3,41%, após ter recuado cerca de 5% no dia anterior. Banco do Brasil (ON) subiu 1,76%, enquanto Itaú (PN) avançou 1,52%.
Mesmo com queda do Brent e do WTI no exterior, as ações da Petrobras avançaram 2,28% (ON) e 2,54% (PN). A Vale subiu 0,39%.
Entre as maiores altas do dia destacaram-se IRB (+7,26%), Vamos (+6,40%) e Natura (+6,40%). Já entre as quedas, ficaram Minerva (-4,43%), Copasa (-2,84%) e Metalúrgica Gerdau (-2,46%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.











