As bolsas dos Estados Unidos fecharam esta quarta-feira (8) em alta, após o anúncio de um cessar-fogo temporário entre o país e o Irã. O movimento ocorreu mesmo diante de divergências sobre os termos do acordo e incertezas sobre a situação no estreito de Ormuz.
Segundo informações, o acordo foi articulado com apoio do presidente Donald Trump e envolveu também Israel. Apesar disso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que a trégua não representa o fim das operações militares.
Autoridades iranianas também indicaram insatisfação com possíveis descumprimentos do acordo, enquanto a Casa Branca sinalizou que a versão final foi mais moderada do que a proposta inicial apresentada pelo Irã.
- Está com dúvidas sobre suas finanças? Fale agora com a Clara, a assistente virtual do Monitor do Mercado. Iniciar conversa
Confira o desempenho dos índices de Nova York:
- Dow Jones subiu 2,85% (47.909,92 pontos);
- S&P 500 avançou 2,51% (6.782,81 pontos);
- Nasdaq teve alta de 2,80% (22.635 pontos).
Ata do Fed fica em segundo plano
A divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed) teve impacto limitado sobre os mercados. O documento detalha as discussões internas do banco central sobre política monetária, incluindo decisões sobre juros.
Movimentações do mercado de ações
A diminuição das tensões geopolíticas levou à queda do preço do petróleo, afetando empresas do setor. Papéis da Chevron recuaram 4,3%, enquanto a ExxonMobil caiu 4,7%.
Companhias aéreas registraram ganhos expressivos, beneficiadas pela queda do combustível. A United Airlines subiu 7,9%, enquanto a Delta Air Lines avançou 3,8%.
No setor financeiro, bancos tiveram alta superior a 4%, incluindo Goldman Sachs, Citigroup, Morgan Stanley e Western Alliance Bancorporation.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Entre as empresas de tecnologia, a Intel subiu 11,4% após anunciar parceria com o projeto Terafab, voltado à produção de chips para empresas como SpaceX, xAI e Tesla.
Já a Meta avançou 6,5% após divulgar um novo modelo de inteligência artificial. Modelos de linguagem de grande porte são sistemas capazes de processar e gerar texto com base em grandes volumes de dados.
As empresas do setor de defesa apresentaram desempenho misto. A Lockheed Martin teve leve alta de 0,12%, a RTX Corporation subiu 2,8%, enquanto a Northrop Grumman recuou 0,44%.











