O ministro da Energia da Arábia Saudita, o príncipe Abdulaziz bin Salman, disse hoje que manterá os especuladores ‘atentos’ e disse a eles para ‘tomarem cuidado’, dias antes da reunião Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para decidir sobre a política futura da commodity.
“Continuo-os a dizer [aos especuladores] que eles irão sofrer (…) assim como aconteceu em abril (…) eu só diria a eles que tomem cuidado”, disse bin Salman durante o Fórum Econômico do Catar, organizado pela Bloomberg.
A Opep e aliados, conhecidos como Opep+, surpreenderam o mercado de petróleo em abril quando anunciaram cortes na produção na casa de 1,15 milhão de barris por dia (bpd) até o final de maio. Os sauditas são os maiores produtores de petróleo do mundo.
Os ganhos recentes nos preços do petróleo, porém, foram revertidos em meio às preocupações sobre uma queda na demanda e na recuperação da China.
O ministro ainda disse que o cartel continuará sendo ‘proativo, preventivo e se protegendo contra o que pode vir no futuro’, e que a Opep é uma entidade estabilizadora do mercado.
“Devemos ser corajosos o suficiente para cuidar do futuro”, acrescentou bin Salman. “[Devemos evitar] aquelas políticas que podem nos permitir resolver a situação para este mês, próximo mês ou o mês seguinte, mas com isso estamos perdendo de vista nossas intenções e nossos objetivos mais importantes”.
Os membros da Opep+ devem se reunir no próximo dia 4 de junho em Viena para decidir sobre seu próximo curso de ação.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Wikimedia
Copyright 2023 – Grupo CMA