Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam em alta, enquanto os investidores aguardam ansiosamente os dados de preços ao consumidor previstos para amanhã. No final da sessão, o Nasdaq renovou seu recorde histórico de fechamento.
A queda no índice de volatilidade VIX também contribuiu para o desempenho das ações, que foram impulsionadas por empresas do setor de tecnologia e pelo desempenho da Boeing.
Resultados dos índices:
- Dow Jones sobe 0,32% (39.557,65 pontos);
- S&P 500 ganha 0,48% (5.246,59 pontos);
- Nasdaq avança 0,75% (16.511,18 pontos).
Comentários de Powell e expectativas para a inflação
Os comentários cautelosos do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, não foram suficientes para eliminar os ganhos do mercado acionário, embora tenham pressionado temporariamente os ativos de risco.
Powell expressou preocupação com a queda da inflação em direção à meta de 2% e defendeu a manutenção prolongada das taxas de juros no nível atual.
Tarifa contra importações chinesas
Biden falou nesta tarde sobre a decisão do governo de anunciar uma nova onda de tarifas sobre uma variedade de produtos chineses. A Casa Branca planeja aumentar as tarifas sobre US$ 18 bilhões em importações chinesas, que incluem veículos elétricos, aço, alumínio, semicondutores, dispositivos médicos e mais.
Dados econômicos
Novos dados divulgados hoje mostraram que os preços no atacado aumentaram 0,5% de um mês para o outro em abril, acima da expectativa de consenso de 0,3%. Isso foi de acordo com o último lançamento do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), que mede os preços que os produtores recebem pelos bens produzidos. Mas a publicação também mostrou que o aumento mensal dos preços em março foi revisado para uma queda de 0,1%, em comparação com a leitura inicial de um aumento de 0,2%.
A mistura de resultados ajudou Wall Street a ignorar amplamente o relatório. A leitura mais crucial da inflação é esperada na quarta-feira com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês).
Mercado de ações
Empresas do setor de tecnologia lideraram os ganhos no S&P 500, com a Alphabet anunciando novos recursos de inteligência artificial (IA) para competir no mercado. Empresas de semicondutores também registraram altas, enquanto investidores acompanhavam as novas tarifas impostas pelo governo dos EUA sobre bens da China.
Montadoras de veículos elétricos americanas, como Tesla, Rivian e Lucid, se beneficiaram das notícias e encerraram o pregão com ganhos. Ações relacionadas à “meme mania”, como Gamestop e AMC, também mantiveram a euforia do mercado.
A ação da Home Depot e o American Depositary Receipt (ADR) da chinesa Alibaba registraram queda após desapontarem nos resultados corporativos do primeiro trimestre.
*Com informações da Agência CMA