A economia global pode registrar, nesta década, o menor crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) em mais de 60 anos, com média anual de apenas 2,5% até 2027. O alerta é do Banco Mundial, em seu relatório Global Economic Prospects, divulgado nesta terça-feira (10).
O banco também revisou para baixo sua estimativa de crescimento da economia global em 2025, de 2,7% para 2,3%, atribuída ao aumento de tarifas comerciais e à intensificação da incerteza econômica, que afetam quase todas as regiões do mundo.
Segundo o documento, foram reduzidas as projeções de crescimento de quase 70% das economias avaliadas. Entre os países com previsões atualizadas para baixo estão Estados Unidos, Japão, integrantes da zona do euro, além de seis regiões de mercados emergentes.
Inflação global acima dos níveis pré-pandemia
De acordo com o Global Economic Prospects, a inflação global deve alcançar 2,9% em 2025, acima dos níveis anteriores à pandemia.
A persistência inflacionária é atribuída a fatores como o aumento de tarifas por parte dos Estados Unidos e um mercado de trabalho mais apertado, que pressiona os custos.
Comércio global pode paralisar com tarifas de Trump
O Banco Mundial também reduziu a projeção para o comércio global — Para 2025, a expectativa é de crescimento de 1,8%, abaixo dos 3,4% de 2024 e distante da média observada nas décadas anteriores.
O ritmo é menos da metade do registrado durante a pandemia e apenas um terço dos 5,9% da década de 2000.
Segundo a instituição, um novo aumento de 10 pontos percentuais nas tarifas médias dos Estados Unidos (maior nível em quase 100 anos), somado a retaliações por parte de outros países, pode paralisar o comércio global no segundo semestre de 2025 e reduzir em até 0,5 ponto percentual o crescimento previsto.
As estimativas do banco consideram as tarifas vigentes até o fim de maio e não incluem os aumentos anunciados por Trump em abril, que foram postergados para 9 de julho a fim de permitir novas negociações.
- 🔥 Seu dinheiro pode render mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]
Previsão para a economia de cada região
Nos Estados Unidos, a projeção de crescimento foi cortada de 2,3% para 1,4% em 2025, e de 2% para 1,6% em 2026.
O relatório aponta que o aumento das barreiras comerciais, a elevada incerteza e a maior volatilidade nos mercados devem afetar o consumo privado, os investimentos e o comércio.
Na zona do euro, a estimativa foi reduzida em 0,3 ponto percentual, para 0,7%, enquanto o Japão teve a mesma projeção de 0,7% após corte de 0,5 ponto.
Para os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento, o crescimento previsto caiu de 4,1% para 3,8%. A única exceção foi a China, cuja projeção foi mantida em 4,5%, beneficiada pelo espaço fiscal e monetário disponível.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Perspectiva para a economia ainda é incerta
O Banco Mundial afirma que os riscos seguem “decididamente inclinados para o lado negativo”. O ambiente de incerteza, segundo o relatório, continua sendo um obstáculo significativo para os investimentos e obscurece as perspectivas.
Embora o cenário seja desafiador, a instituição acredita que, com a redução da incerteza, o comércio pode voltar a crescer, ainda que em um ritmo mais lento.