O BTG Pactual anunciou nesta quarta-feira (11) a aquisição da Justa, fintech especializada em soluções para processar transações de pagamento e repassar os valores aos lojistas para pequenas e médias empresas (PMEs). O valor da transação não foi revelado.
Segundo Gabriel Motomura, sócio e cohead do BTG Pactual Empresas, a aquisição da fintech acelera a estratégia no segmento de soluções de pagamento para o varejo.
“O objetivo com esse movimento é que possamos oferecer, no futuro, uma solução completa de adquirência, integrada à nossa plataforma de cash management”, afirmou.
Cash management é o conjunto de serviços que ajudam empresas a gerenciar o fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos de forma mais eficiente.
- 🔥 Os experts já escolheram onde investir! Acesse gratuitamente as carteiras recomendadas do BTG Pactual. [Baixe agora!]
Expansão do BTG no setor de pagamentos
A adquirência, especialidade da empresa adquirida pelo BTG, é o serviço que permite que comerciantes aceitem pagamentos com cartões de crédito, débito e outras formas eletrônicas. A empresa adquirente é responsável por processar essas transações e repassar os valores aos lojistas.
A Justa atuava como subadquirente — modelo em que a fintech intermedeia a relação entre o lojista e os grandes adquirentes, como Cielo ou Rede.
Nesse formato, a Justa oferecia maquininhas de cartão, com destaque para um modelo sem custo aos comerciantes, e serviços de gestão de recebíveis.
Relevância na atuação da Justa
A Justa foi fundada em 2018 pelos empreendedores Eduardo Vils e Thiago Teixeira, com foco em atender pequenas e médias empresas que enfrentam dificuldades para acessar serviços financeiros tradicionais.
A fintech ganhou relevância especialmente no Nordeste do país, com uma proposta de democratização do acesso a soluções de pagamento.
Antes da Justa, os fundadores também criaram a Cappta, empresa do setor de pagamentos que foi posteriormente vendida para a Stone, uma das maiores do setor.
“Agora, como parte do BTG Pactual, nossos clientes terão acesso ao que há de mais completo em soluções bancárias para empresas”, declarou Eduardo Vils.
- 📈 Quer investir como os grandes? Veja os ativos selecionados pelos especialistas do BTG – 100% grátis!
Parceria prévia entre Justa e BTG
A relação entre BTG Pactual e Justa não é nova. Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, as empresas firmaram uma parceria para oferecer crédito a empreendedores afetados pela crise sanitária.
A linha de crédito foi voltada para lojistas da base da Justa e operada por meio da infraestrutura do BTG, antecipando uma aproximação estratégica entre as duas empresas.