O evento mais esperado do mundo da tecnologia aconteceu nesta segunda-feira (13): a tão prometida live da OpenAI, dona do ChatGPT. O final de semana foi preenchido de notícias prevendo a invenção de um novo buscador, baseado em inteligência artificial.
Só a suposição de uma nova concorrência, fez o Google chegar a perder 2% de seu valor de mercado na abertura do pregão, nesta segunda.
Ainda na sexta-feira (10) o CEO da OpenAI Sam Altman havia negado o laçamento tanto de uma ferramenta de busca, quanto do ChatGPT-5, mas isso não significa que as novidades apresentadas sejam menos importantes para o mercado.
Além da melhora do serviço – praxe de qualquer atualização – a OpenAI anunciou uma nova interface que permite comunicação por fotos e vídeos. Na prática, essa tecnologia tem uma grande novidade: o tempo de resposta.
Segundo o Altman, o tempo de resposta está perto dos vistos em humanos e a nova tecnologia que permite ações em tempo real é, nada mais nada menos, do que a base para um sistema de buscas.
Se hoje o Chat GPT é inovador e sua base de dados é de 2022, imagine uma inteligência artificial capaz de consumir e aplicar informações sem tempo real. O assunto foi pauta da coluna do CEO do Monitor do Mercado, Marcos de Vasconcellos, em sua coluna semanal na Folha de S.Paulo.
Ou seja, mesmo o mercado errando na aposta de uma nova ferramenta, o anúncio não tranquilizou os investidores do Google, cuja ação segue em queda na Nasdaq, depois de ter atingido seu ápice histórico.
O evento
Transmitido o pelo YouTube da Open Ai, o evento anunciou atualizações para o Chat GPT 4 e o aumento das funcionalidades do Chat GPT gratuito.
Dentre as novidades, a empresa destacou a tradução simultânea de conversas, a melhora da interface, a análise de fotos e vídeos com reconhecimento de emoções, expressões faciais e tom de voz, além do acesso liberado para chatbots customizados. Assista o lançamento completo: