A EDP Brasil, uma das principais empresas do setor elétrico, anunciou um investimento expressivo de R$ 59,3 milhões na construção de duas subestações de energia totalmente digitalizadas. As instalações serão implantadas nas cidades de Ibitirama e Muniz Freire, localizadas na região do Caparaó, no Espírito Santo.
Tecnologia de ponta
A subestação em Ibitirama, que atenderá aproximadamente 28 mil pessoas, contará com dois níveis de tensão, incluindo um transformador de 12,5 megavoltampère (MVA) distribuídos em quatro alimentadores de média tensão. Além disso, serão construídos 32 quilômetros de linhas de distribuição. Já a subestação em Muniz Freire, atendendo cerca de sete mil habitantes, terá dois níveis de tensão e um transformador de 2,5 MVA, distribuídos em dois alimentadores de média tensão. Ambos os empreendimentos destacam-se pela utilização de tecnologia de comando digitalizado.
Desenvolvimento econômico e social
A iniciativa da EDP Brasil visa beneficiar mais de 35 mil habitantes dos municípios de Ibitirama, Iúna, Divino de São Lourenço, Guaçuí e Muniz Freire. Além de fortalecer a segurança energética da região, as obras contribuirão para o desenvolvimento econômico e social, promovendo um ambiente mais propício para investimentos.
Imagem: Divulgação