Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo positivo, com a Nasdaq subindo 1,76% puxada sobretudo pelas ações da Tesla, refletindo o último lote de balanços corporativos positivos e os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre.
Os fortes resultados da Tesla divulgados ontem deram um impulso às ações da Nasdaq e outros setores veículos elétricos focados em tecnologia. As ações da empresa de Elon Musk saltaram 10,9% depois de registrar receita recorde e lucros sólidos. As gigantes da tecnologia Microsoft (+3%), Nvidia (+2,4%), Amazon (+2,1%) e Alphabet (+2,4%) também tiveram ganhos. A IBM caiu 4,5%, apesar de atingir previsões de receita.
Mais cedo as companhas aéreas também divulgaram seus balanços, o que fez a Southwest Airlines cair 3,2% no pregão, alimentada pelo colapso do feriado. A American Airlines subiu 2,1% apóse superar as previsões no quarto trimestre. United Airlines (-1,6%) e Delta Airlines (-04%) fecharam em queda.
Pela manhã foi divulgado o PIB dos Estados Unidos, que cresceu 2,9% no quarto trimestre de 2022 em relação ao trimestre imediatamente anterior em termos anualizados, de acordo com a leitura preliminar divulgada pelo Departamento do Comércio do país.
O dado ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam alta de 2,8%. O indicador mostra que o crescimento econômico desacelerou em relação ao terceiro trimestre, quando o PIB norte-americano cresceu 3,2% em base anualizada.
“As ações dos Estados Unidos subiram depois que os riscos de recessão diminuíram após dados do PIB melhores do que o esperado. Portanto, os dados de hoje foram uma boa notícia que foi capaz de enviar as ações um pouco mais altas, mas não todo o caminho, já que as apostas de corte de juros foram reduzidas”, explicam analistas da Oanda.
Wall Street passa a aguardar o índice de preços para os gastos pessoais (PCE) dos Estados Unidos, que será divulgado amanhã e pode influenciar de forma direta a decisão dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na próxima quarta-feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,61%, 33.949,41 pontos
Nasdaq 100: +1,76%, 11.512,4 pontos
S&P 500: +1,10%, 4.060,43 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels