Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo misto, com o Dow Jones e a S&P entrando em território de correção – esse último voltando a atingir sua mínima em 2022, agravando as perdas de ontem. Wall Street pesa a subida dos juros dos Treasuries, que atingiram valores não vistos desde 2010.
“Os movimentos de mercado vieram à medida que os investidores permanecem focados nas recentes decisões de política monetária em todo o mundo, que elevaram as preocupações com a recessão”, explicam analistas do Charles Schwab.
O S&P 500 caiu depois de ter registrado sua mínima em 2022 ontem, superando o pior nível registrado em junho, intensificando o território de correção do índice. O Dow Jones chegou a subir 0,4% na sessão, mas caiu e também registra uma queda de 20% desde sua máxima recente, o que caracteriza um território de correção.
Os juros projetados dos Treasuries para 10 anos subiram quase 1,0 ponto percentual neste mês, a 3,97%, enquanto caminha para atingir os 4%. A taxa de 2 anos pouco mudou perto de 4,32% depois de cair no início do pregão.
Um rali na libra britânica também diminuiu, com a moeda esterlina sendo negociada apenas 0,2% mais alta em cerca de US$ 1,07 contra o dólar. A libra mais cedo subiu mais de 1% em relação ao dólar americano, em uma tentativa de se recuperar de uma baixa de todos os tempos estabelecida no início da semana.
Mais cedo, os índices chegaram a subir quando o presidente do Fed Chicago, Charles Evans, disse em uma entrevista à CNBC, que está “cautelosamente otimista” de que a economia dos Estados Unidos pode evitar uma recessão, desde que não haja novos choques externos.
“Realizamos três aumentos de 0,75 pp seguidos e fala-se de mais para alcançar que 4,25%-4,5% no final do ano. Você não está deixando muito tempo para analisar cada publicação por mês”, disse Evans.
Enquanto o mercado de ações operou amplamente em baixa, alguns grandes nomes da tecnologia mantiveram ganhos e impediram que as vendas se intensificassem.
As ações da Apple subiram 0,6%, enquanto as da Salesforce avançaram 1,7%. As ações de semicondutores também tiveram desempenho superior, com a Nvidia subindo 1,5%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,43%, 29.134,99 pontos
Nasdaq 100: +0,25%, 10.829,5 pontos
S&P 500: -0,21%, 3.647,29 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA