1º gerador de energia eólica brasileiro funcionará em julho
A previsão para o início da produção de energia é para o segundo semestre desse ano, mas ainda não há prazo definido para que o gerador seja conectado ao Sistema a Interligado Nacional.
28/06/2021 17:53
-
28/06/2021 17:55

O primeiro gerador de energia eólica desenvolvido no Brasil vai começar a funcionar em julho. O aerogerador fica no municípío de Tubarão, em Santa Catarina.
Segundo a Weg, empresa responsável pela produção da maior parte das peças, o gerador tem capacidade para atender uma cidade com mais de 10 mil residências e é resultado de um projeto de pesquisa de 10 anos liderado pela Agência Nacioanl de Energia Elétrica (Aneel).
A empresa que ficou responsável pela conclusão da montagem do equipamento foi a Engie, que iniciou os testes do aerogerador neste mês.
De acordo com o portal de notícias CNN ainda não há prazo definido para que o gerador seja conectado ao Sistema a Interligado Nacional.
O gerador tem capacidade de 4,0 MW até 4,4 MW de potência instalada, variando conforme a disponibilidade de vento, e, em plena atividade, pode vir a atender uma cidade com 10.200 moradias populares, com consumo de até 150kWh/mês.
*Imagem em destaque: Pixabay.com