A TIM e a Telit se uniram para mostrar que a adoção de ferramentas de Internet das Coisas habilita as empresas a explorar novos modelos de negócio – como MaaS Machine as a Service e manutenção remota. As empresas querem demonstrar que soluções IoT estão cada vez mais acessíveis, inclusive financeiramente.
Agora, através da plataforma deviceWISE, é possível oferecer soluções completas unindo conectividade móvel, automação industrial, coleta e análise de dados, e acesso remoto, auxiliando empresas dos mais variados segmentos industriais a percorrer sua jornada de transformação digital, disse a Telit, que elaborou a ferramenta e diz que a deviceWISE permite a coleta de dados em tempo real, o gerenciamento remoto de máquinas e equipamentos, e habilita a transformação e análise dos dados e sua integração a qualquer sistema de TI.
Para Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, é a oportunidade de falar do uso de soluções voltadas à Internet das Coisas e como podem impactar o custo de processos industriais: Dependendo do nível da maturidade digital de uma empresa, os custos operacionais podem cair em até 40% após o investimento com soluções de IoT industrial.
No início de 2021, TIM e Telit fizeram os primeiros testes em laboratório para a instalação de módulos de comunicação de maior eficiência energética e baixo custo, registrando velocidades 5 vezes maiores de download e upload. Segundo comunicado das empresas, naquela ocasião, os módulos foram usados para melhorar o desempenho de soluções que dependem da tecnologia NB-IoT para transmissão de dados, como dispositivos de monitoramento de lavouras e sensores de solo, no agronegócio.
Camila Brunelli / Agência CMA
Imagem: divulgação
Copyright 2022 – Grupo CMA