A TIM Italia, controladora da TIM Brasil, apresentou hoje um plano de transformação, chamado de TI BoD, que prevê a potencial separação de ativos de infraestrutura de rede fixa (NetCo) de serviços (ServiceCo com TIM Consumer, TIM Enterprise e TIM Brasil) e delineia para cada entidade o modelo de negócios apropriado, o perímetro de negócios e as prioridades estratégicas, bem como a forma como poderão competir nos mercados relevantes para gerar mais valor.
Segundo o comunicado, o plano prevê que a NetCo vai abranger a rede fixa, primária e secundária, bem como os negócios de atacado nacional e internacional. Será focada no mercado de
atacado e terá a tarefa de acelerar ainda mais a implantação da rede de fibra. A ServiceCo. inclui TIM Enterprise, TIM Consumer e TIM Brasil, que não terá modificações de escopo, estratégia e gestão.
A TIM Enterprise incluirá todas as atividades comerciais do mercado Enterprise, as empresas digitais Noovle S.p.A., Olivetti & Co., S.p.A. e Telsy S.p.A., bem como os ativos de data center.
Alavancando sua posição de liderança junto à Administração Pública e grandes clientes.
A TIM Consumer abrange todas as atividades comerciais fixas e móveis nos mercados de Consumo (varejo) e Pequenas e Médias Empresas (SMB). Inclui os ativos de rede móvel e plataformas de
serviço.
A nota diz ainda que o plano de negócios permitirá melhorar o desempenho operacional, com foco econômico-financeiro específico para cada entidade e atrair novos parceiros industriais e financeiros, possibilitando a aceleração dos processos de inovação e o desenvolvimento de uma nova oferta de negócios voltada para a transição digital.
“Com a nova organização prevista no plano, também será possível aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela transição digital e, ao mesmo tempo, alcançar uma estrutura de
capital sustentável, graças a um importante caminho de melhoria da posição financeira que prevê a desconsolidação da rede fixa e a potencial entrada de novos acionistas minoritários na TIM Enterprise”, detalhou o comunicado.
Por fim, a companhia destaca que não houve alterações em sua estrutura no Brasil e que todas as projeções do Plano Estratégico divulgadas ao mercado durante o TIM Brasil Day, realizado em 4
de maio de 2022 e, conforme fato relevante divulgadas no mesmo dia, permanecem inalteradas.
Emerson Lopes / Agência CMA
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