Em dia de feriado da Independência nos Estados Unidos em que as bolsas não funcionam e a liquidez fica reduzida, o Ibovespa futuro opera em queda com os
investidores preocupados com o cenário doméstico por causa das políticas sociais do governo a poucos meses das eleições.
A PEC dos benefícios sociais, que dribla o teto o teto de gastos, deve ser incorporada à PEC dos combustíveis e ser votada rapidamente na Câmara dos Deputados.
Somado a isso, a China voltou a agir contra a covid-19 e fechou algumas regiões que
apresentaram novos casos da doença. Essa atitude preocupa os investidores devido ao reflexo que pode causar no crescimento do país.
Ainda na China, incorporadoras deixaram de pagar dívidas fora do país. O minério de ferro cai e pode impactar no Ibovespa.
Apesar de hoje não ter a referência do mercado norte-americano, ainda fica no radar dos investidores a possibilidade de recessão por lá. Para a semana, o mercado aguarda a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) na quarta-feira (6) e payroll na sexta-feira (7). Por aqui na sexta-feira sai o IPCA.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto caía 0,97%, aos 99.765 pontos. Na Europa, os índices operavam em alta e na Ásia fecharam mistos.
Os analistas da Sul América Investimentos disseram, em relatório, que por aqui a agenda está esvaziada e o foco deve ficar nas “discussões da PEC dos Auxílios no Legislativo e com as atenções voltadas ao noticiário relacionado ao surgimento de novos casos de covid na China”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels