Se você comprou um carro zero quilômetro em 2025, saiba que ele saiu de fábrica com um novo padrão de segurança. Graças a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), itens essenciais de proteção se tornaram obrigatórios, elevando o nível de segurança dos veículos no Brasil.
Um dos focos dessa modernização é a visibilidade, especialmente no transporte escolar. Novas diretrizes para retrovisores em vans e micro-ônibus buscam eliminar os perigosos pontos cegos, garantindo que o motorista possa ver crianças e outros pedestres ao redor do veículo.
O que exatamente compõe o novo pacote de segurança obrigatório?

Este “pacote” de itens de série representa a maior atualização de segurança veicular no Brasil em anos, alinhando o país a padrões internacionais mais rigorosos. A medida tornou compulsórias tecnologias que antes eram encontradas apenas em versões mais caras dos automóveis.
Desde janeiro de 2025, todo carro novo deve vir equipado com:
- Controle de Estabilidade (ESC): Atua como um “anjo da guarda” eletrônico, freando rodas individualmente para corrigir a trajetória do carro e evitar acidentes em curvas.
- Luzes de Rodagem Diurna (DRL): Luzes de LED que permanecem acesas durante o dia, tornando o veículo muito mais visível para outros motoristas e pedestres.
- Alerta de Cinto de Segurança: Um aviso sonoro e visual que insiste no uso do equipamento de segurança mais importante a bordo.
- Sinalização de Frenagem de Emergência (ESS): Em uma freada forte, as luzes de freio piscam intermitentemente para alertar o motorista de trás e prevenir colisões.
- Repetidores Laterais de Seta: Posicionados nos retrovisores ou para-lamas, garantem que sua intenção de virar seja vista por todos ao redor.
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Como essas tecnologias se traduzem em mais segurança na prática?
Para quem dirige diariamente, enfrentando tanto o trânsito intenso da Av. Dom Aguirre quanto as rápidas Rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, o Controle de Estabilidade (ESC) e a sinalização de frenagem de emergência são tecnologias que se traduzem em segurança real e palpável no dia a dia.
Esses sistemas não são apenas acessórios; eles atuam ativamente para proteger vidas. O impacto de cada um é direto e significativo:
- Melhoria da Visão Periférica: As novas regras para espelhos, principalmente em vans, visam erradicar os pontos cegos, protegendo diretamente a vida de pedestres e ciclistas no trânsito urbano.
- Prevenção Ativa de Acidentes: O ESC pode impedir uma derrapagem fatal em um dia de chuva, enquanto as DRLs podem evitar uma colisão frontal por falta de visibilidade.
- Comunicação Mais Clara no Trânsito: O sistema ESS e os repetidores de seta funcionam como uma “linguagem universal” de segurança, tornando suas ações mais previsíveis para os outros motoristas.
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Quem é responsável por garantir que essas regras sejam cumpridas?
A implementação bem-sucedida dessas normas é um esforço conjunto. As montadoras têm a responsabilidade de produzir os veículos já em conformidade, enquanto os proprietários devem garantir a manutenção e o funcionamento adequado de todos os sistemas de segurança.
A fiscalização por parte das autoridades de trânsito será crucial para assegurar a adesão em todo o país. Proprietários de veículos de transporte, como vans escolares, devem ser proativos e procurar o Detran para se informar sobre os procedimentos de vistoria e adequação.