O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou, nesta segunda-feira (13), que a nova versão de um programa de renegociação de dívidas, nos moldes do Desenrola, deve ser anunciada após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de viagem à Europa.
A iniciativa ocorre em um contexto de inadimplência elevada e de juros ainda altos — atualmente em 14,75% ao ano. O objetivo é permitir que consumidores regularizem pendências financeiras ou reduzam dívidas em aberto e atenderá tanto pessoas físicas quanto empresas.
Entre as medidas em análise está a possibilidade de liberar valores retidos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitação de dívidas. O montante potencial para essa liberação pode chegar a cerca de R$ 7 bilhões, segundo estimativas preliminares.
- Está com dúvidas sobre suas finanças? Fale agora com a Clara, a assistente virtual do Monitor do Mercado. Iniciar conversa
Além disso, o governo avalia mecanismos para reduzir o impacto de gastos com apostas no orçamento das famílias. A medida envolve discussões sobre bets esportivas e plataformas digitais, que têm crescido no país.
Anúncio do depende de agenda internacional
Durigan embarca para compromissos nos Estados Unidos e na Europa, onde deve se encontrar com o presidente. A agenda internacional inclui discussões sobre governança financeira, transição energética e cooperação internacional.
Durante a viagem, o governo deve alinhar os últimos pontos da proposta. A expectativa é que o anúncio ocorra após o retorno do presidente Lula ao Brasil, com o programa já estruturado para implementação.











