O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (21) em alta de 0,17%, aos 177.649,86 pontos. Apesar de perder força no final da sessão, foi o segundo avanço consecutivo, o que não ocorria desde o começo de maio.
A valorização foi sustentada pelo alívio no cenário internacional após notícias sobre um possível entendimento entre Estados Unidos e Irã. Uma emissora árabe informou hoje que os dois países teriam alcançado um esboço inicial de acordo, mediado pelo Paquistão.
Com a redução das tensões, o petróleo, que mais cedo chegou a superar US$ 109 por barril, passou a cair cerca de 2% no período da tarde. A queda atingiu tanto o Brent quanto o WTI em Londres e Nova York, respectivamente.
Para Marcelo Boragini, especialista em renda variável da Davos Investimentos, a volatilidade do petróleo continua sendo um dos principais fatores para o humor dos investidores. Ele afirma que a possibilidade de petróleo em níveis elevados por mais tempo pode pressionar custos de energia, transporte e produção.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Destaques do Ibovespa
As ações de maior peso ajudaram o índice a permanecer no campo positivo. A Vale avançou 0,77%, enquanto a Petrobras subiu 1,25% (ON) e 0,78% (PN). No setor bancário, o destaque foi o Itaú Unibanco, com alta de 1,13%.
Entre as maiores altas do dia ficaram CSN (+3,43%), Brava Energia (+2,03%) e Natura (+2%). Já entre as quedas, ficaram Hapvida (-7,01%), Minerva (-5,40%) e MRV (-3,26%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):











