O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta segunda-feira (27) em alta de 0,74%, aos 175.334,46 pontos, recuperando o patamar dos 175 mil pontos. A alta foi impulsionada pela melhora do humor dos investidores diante da expectativa de um acordo entre Estados Unidos e Irã.
A pausa nos ataques e as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, indicando que os dois países mantêm conversas por meio de intermediários, contribuíram para a forte queda do petróleo, que diminuiu as preocupações com a inflação global.
Agora, investidores ficam na expectativa para a reunião do Federal Reserve (Fed), marcada para quarta-feira (29). Uma manutenção já é consenso no mercado, mas o mercado espera o comunicado, que pode dar pistas sobre os próximos passos do banco central.
Ao longo da sessão, a Bolsa brasileira chegou à máxima de 175.555 pontos, com alta de 0,87%, e à mínima de 174.048 pontos, próximo da estabilidade. O volume financeiro somou R$ 19,2 bilhões. Com o resultado, o índice acumula alta de 1,92% em julho. Em 2026, o avanço do índice chega a 8,82%.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras (ON -3,15% e PN -2,84%) acompanharam a forte queda do petróleo no mercado internacional — as petroleiras foram os destaques negativos. O Brent recuou 6,33%, encerrando o dia cotado a US$ 85,87 por barril.
Na direção contrária, a Vale avançou 0,60%, recuperando parte das perdas, mesmo diante da queda do minério de ferro e da expectativa pelo balanço do segundo trimestre, que será divulgado na quinta-feira (30).
O setor financeiro também contribuiu para a alta do índice. As ações do Santander subiram 3,87%, enquanto o Itaú avançou 3,87%, em um movimento favorecido pela queda dos juros futuros.
Entre as maiores altas do dia ficaram MBRF (+7,08%), Totvs (+6,95%) e CSN (+6,53%). Já entre as quedas, apareceram Prio (-5,29%), PetroReconcavo (-3,31%) e Petrobras (-3,15% e -2,84%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):











