O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta segunda-feira (21) em alta de 0,74%, aos 186.595,60 pontos, apoiado pelo maior apetite por ativos de risco no exterior, pela queda do petróleo e pelas expectativas relacionadas às eleições de 2026.
Em fala ao Broadcast, Júlio César de Paula, gestor de renda variável da Selo Capital, disse que o recuo do petróleo ocorreu após sinais de aumento da oferta da commodity pela Arábia Saudita, em meio aos ataques árabes contra os houthis no Iêmen. Informações da Reuters apontam que o aumento dos embarques sauditas contribuiu para pressionar os preços do petróleo.
O cenário eleitoral brasileiro também permaneceu entre os fatores observados pelos investidores. As expectativas de mudança de governo e de uma eventual alteração na política econômica têm influenciado a precificação de ativos brasileiros.
Pesquisas eleitorais divulgadas por diferentes institutos apresentaram resultados distintos, mas mantiveram uma disputa apertada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
Na pesquisa BTG/Nexus, divulgada nesta segunda-feira (21), Lula apareceu com 40% das intenções de voto no primeiro turno, contra 37% de Flávio Bolsonaro. No segundo turno, os dois registraram 46% e 45%, respectivamente, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Já a pesquisa Palver, também divulgada nesta segunda, mostrou Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 40% no primeiro turno estimulado. No segundo turno, os números foram 47% e 43%, respectivamente. A margem de erro foi de 2,8 pontos percentuais.
O programa econômico de Flávio Bolsonaro também entrou no radar. Entre as propostas divulgadas pela campanha estão medidas de redução de gastos públicos, revisão de normas e mudanças na estrutura do Estado. A coordenadora econômica Daniella Marques também afirmou que a campanha pretende promover um ajuste fiscal e citou medidas como redução do IOF e eliminação do imposto de exportação de petróleo.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras também terminaram em baixa de 0,99% (ON) e 1,03% (PN), acompanhando a queda do petróleo. Na outra ponta, a Vale recuou 1,12%, apesar da leve alta de 0,14% do minério de ferro.
No setor financeiro, os bancos foram destaques positivos. O BTG Pactual subiu 3,42%, seguido por Itaú, com alta de 1,77%, Santander, que avançou 1,53%, e Bradesco, com ganho de 0,94%. A exceção foi o Banco do Brasil, que caiu 0,91%.
Entre as maiores altas do dia ficaram Hapvida (+8,05%), C&A (+6,60%) e CSN (+6,50%). Já entre as quedas, estiveram Prio (-3,46%), Tenda (-2,92%) e BB Seguridade (-2,55%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):











