O grupo Mosaic (NYSE: MOS), referência na fabricação de fertilizantes à base de potássio, anunciou, nesta segunda-feira (13), a venda de uma mina de fosfato localizada em Patos de Minas (MG) para a Fosfatados Centro, por US$ 125 milhões, que serão pagos ao longo de seis anos.
Além da mina, a Fosfatados Centro também assumirá a operação das barragens de rejeitos associadas ao ativo, conforme divulgado pela agência Reuters.
Segundo Karen Swager, vice-presidente de operações da Mosaic, a transação faz parte de uma estratégia global da empresa de revisar e monetizar ativos considerados não essenciais. O objetivo é direcionar o capital para segmentos que gerem maior retorno financeiro.
Condições do acordo entre Mosaic e Fosfatados
Apesar do acerto entre as duas empresas, a conclusão do acordo ainda depende de aprovações de órgãos regulatórios, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e do cumprimento de outras condições previamente estabelecidas.
Plano nacional de fertilizantes
Para a Fosfatados Centro, a aquisição da mina de fosfato reforça o compromisso com o abastecimento do mercado brasileiro de fertilizantes.
Rodolfo Galvani Júnior, proprietário da empresa, destacou que o negócio contribui para os objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes, que visa aumentar a produção interna e reduzir a dependência de importações.











