A União Europeia (UE) está preparando um plano para fornecer à Ucrânia uma ajuda econômica mensal de 1,5 bilhão de euros (cerca de US$ 1,46 bilhão) no próximo ano, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta feira.
Falando a repórteres após o fim da cúpula de líderes europeus em Bruxelas, von der Leyen disse que a Ucrânia pediu à comunidade internacional que forneça “um fluxo estável, confiável e previsível”de suporte econômico.
Ela disse que a UE até agora enviou à Ucrânia19 bilhões de euros em 2022 e que a cúpula está olhando para o próximo ano. “É muito importante para a Ucrânia ter um fluxo de renda previsível e estável”, afirmou, acrescentando que Kiev estimou suas necessidades mensais entre 3 e 4 bilhões de euros “para o básico”.
A dirigente informou que o dinheiro será fornecido pela União Europeia, Estados Unidos e instituições econômicas internacionais, e será enviado como injeções regulares de capital.
“Isso dá um valor geral de 18 bilhões para o próximo ano, um valor com o qual a Ucrânia pode contar e no qual há um fluxo de renda estável, confiável e previsível”, disse.
“Encarregamos os ministros das Finanças de desenvolver o mecanismo adequado. Mas também foi importante dar o sinal à Ucrânia, porque sabemos muito bem o quão importante é esse fluxo confiável de renda”, acrescentou.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA