A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reiterou a necessidade do país e seus parceiros comerciais aumentarem a resiliência da cadeia de suprimentos por meio de uma restrição das exportações entre apenas nações amigas.
Em um discurso feito no conglomerado sul-coreano LGs Science Park em Seul, Yellen convocou o apoio de aliados dos Estados Unidos para trabalharem juntos na criação de cadeias de suprimentos mais resilientes entre parceiros confiáveis.
A resiliência da cadeia de suprimentos é o foco principal do nosso governo. E a necessidade desse trabalho foi ilustrada claramente pelos eventos dos últimos dois anos, primeiro pela covid-19 e nossos esforços para combater a pandemia e agora pela brutal guerra de agressão da Rússia na Ucrânia, disse Yellen. Juntos, eles redesenharam os contornos das cadeias de suprimentos globais e do comércio.
Os Estados Unidos têm pressionado por mais segurança em suas cadeias de suprimentos desde o início da pandemia de covid-19. O presidente norte-americano, Joe Biden, assinou um pedido no início de 2021 para revisar as cadeias de suprimentos do país com o objetivo de reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros.
Trabalhar com aliados e parceiros por meio da proteção de amigos é um elemento importante para fortalecer a resiliência econômica, ao mesmo tempo em que sustenta o dinamismo e o crescimento da produtividade que acompanham a integração econômica”, explicou ela.
Essas iniciativas, no entanto, suscitaram preocupações de dissociação econômica global, principalmente porque os Estados Unidos e outros países procuram evitar uma dependência excessiva da China.
Yellen disse que essas medidas não indicam que os Estados Unidos estão se retirando do comércio global. Em vez disso, ela disse, eles mostram que os países amigos estão adotando uma perspectiva de longo prazo sobre as vulnerabilidades em um esforço para tornar as economias mais produtivas.
Não queremos um recuo do mundo, fazendo com que abdiquemos dos benefícios que ele traz ao povo norte-americano e aos mercados de negócios e exportações, disse Yellen, em referência ao aprofundamento dos laços com a Coreia do Sul.
Ao fazer isso, podemos ajudar a isolar as famílias norte-americanas e coreanas dos aumentos de preços e interrupções causadas por riscos geopolíticos e econômicos das fragilidades nas redes globais de comércio.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels