A Comissão Europeia aprovou uma proposta de um novo pacote de medidas para manter e fortalecer a eficácia dos seis pacotes de sanções do bloco de países contra a Rússia, que serão prorrogadas até o final de janeiro de 2023.
“O pacote de ‘manutenção e alinhamento’ esclarece uma série de disposições para reforçar a segurança jurídica dos operadores e a aplicação dos Estados-Membros. Também alinha ainda mais as sanções da União Europeia com as dos aliados e parceiros, em particular no G7”. Nota-se que o pacote reitera a posição determinada da Comissão para proteger a segurança alimentar em todo o mundo.
O pacote de hoje introduzirá uma nova proibição de importação do ouro russo, ao mesmo tempo em que reforça controles de exportação de tecnologia dupla e avançada. Ele também reforçará os requisitos de relatórios para endurecer os congelamentos de ativos do bloco europeu.
A medida também propõe-se a prorrogar as atuais sanções da União Europeia por seis meses, até a próxima revisão no final de janeiro de 2023.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA