O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, prometeu, nesta terça-feira, “agir energicamente” se o cenário de inflação no Reino Unido continuar piorando.
Em discurso durante organizado pelo Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras (OMFIF, na sigla em inglês), o dirigente lembrou que o BoE aumentou os juros nas últimas cinco reuniões e se comprometeu a agir para garantir a estabilidade de preços.
“A escala, o ritmo e o momento de quaisquer aumentos adicionais na taxa bancária refletirão a avaliação do Comitê sobre as perspectivas econômicas e as pressões inflacionárias”, garantiu, acrescentando que estará particularmente atento a sinais de persistência das pressões inflacionárias.
O presidente do banco central britânico também ressaltou que a taxa de juros de equilíbrio deve seguir baixa no Reino Unido. “Portanto, os ajustes cíclicos das taxas de juros nominais de curto prazo como os que estamos testemunhando atualmente no Reino Unido e no exterior continuarão no futuro próximo a ocorrer em um cenário de baixas taxas de juros reais de equilíbrio global”, disse Bailey.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA