O Conselho Europeu, órgão da União Europeia (UE), aprovou formalmente, nesta terça-feira, o ingresso da Croácia na zona do euroa partir de 1º de janeiro de 2023.
Com a decisão, o país se tornará o vigésimo integrante do bloco monetário, após ter implementado uma série de reformas para fortalecer a economia. A moeda comum europeia será introduzida a partir de uma taxa de conversão de 7,53450 kunas croatas para um euro.
“Adotar o euro não é uma corrida, mas sim uma decisão política responsável. A Croácia completou com sucesso todos os requisitos econômicos exigidos e vai pagar em euros a partir de 1º de janeiro de 2023”, disse Zbynek Stanjura, ministro das Finanças da República Tcheca, que ocupa a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.
“Esse é um sinal de que juntos somos uma área mais forte”, afirmou a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
A Croácia aderiu à União Europeia em 2013, mas manteve a kuna como moeda corrente até fazer as reformas financeiras necessárias para adotar o euro.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels