A China decretou lockdown para mais de 1,7 milhão de habitantes de duas regiões na província de Anhui, reforçando evidências de que o país não pretende abandonar a rígida estratégia de combate ao coronavírus, que tem sido chamada de “covid
zero”.
Segundo agências de notícias, autoridades locais informaram que a província registrou 258 novos casos de covid-19 neste domingo (3), a maior parte nos condados de Lingbi e Si, onde as restrições foram impostas. No país como um todo, foram confirmados 380 novos casos no domingo.
O surto em Anhui ocorre quando a economia chinesa começa a se recuperar de um bloqueio de meses em Xangai e das restrições na capital Pequim.
O governador da província, Wang Qingxian, pediu às autoridades locais que “aproveitem cada minuto e implementem com seriedade a triagem rápida”, bem como a rápida quarentena e notificação de casos, em comunicado publicado pelo governo de Anhui nesta segunda-feira.
Embora os casos permaneçam baixos em relação à enorme população da China, as autoridades insistem que a política de “zero covid” é necessária para evitar um colapso na saúde, citando recursos médicos distribuídos de forma desigual e baixas taxas de vacinação entre os idosos.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash