O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira (14) em alta de 0,33%, aos 198.657,33 pontos, e renovou seu recorde de fechamento, se aproximando do patamar de 200 mil pontos, projetado por parte do mercado apenas para o fim do ano.
Essa foi a quinta sessão consecutiva de recordes de fechamento e a décima primeira alta seguida. Durante a máxima do dia, o índice também atingiu um recorde intradiário ao atingir os 199.354,81.
Na semana, o índice sobe 0,68%. Em abril, o avanço é de 5,97%, enquanto no ano a valorização chega a 23,29%.
Alívio geopolítico impulsiona mercados
A valorização foi impulsionada pela possibilidade de redução das tensões no Oriente Médio com a retomada das negociações entre Estados Unidos e Irã. Segundo Gabriel Mollo, analista da Daycoval, o mercado aposta em um desfecho favorável.
Esse cenário contribui para a queda do petróleo, recuo das taxas de juros e enfraquecimento do dólar, favorecendo mercados emergentes como o Brasil.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa
Além disso, investidores reagiram a dados econômicos. Nos EUA, o índice de preços ao produtor (PPI) de março veio abaixo do esperado.
No Brasil, dados do setor de serviços divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram crescimento em fevereiro, tanto na comparação mensal quanto anual, apesar de já estarem em nível recorde.
Destaques do Ibovespa
No mercado internacional, o petróleo registrou forte queda. O Brent recuou 4,6% em Londres, enquanto o WTI caiu cerca de 7,9% em Nova York. O movimento impactou as ações da Petrobras, que fecharam em baixa de 4,44% (ON) e 3,82% (PN) — maior queda da Bolsa no dia.
Já a Vale avançou 1,08%, enquanto o setor bancário subiu em bloco, com destaque para o Banco do Brasil (ON), que subiu 2,55%.
Entre as maiores altas do dia ficaram Cogna (+4,79%), Localiza (ON +4,47% e PN +4,67%) e Rumo (+4,19%). Já entre as quedas, ficaram Petrobras (ON -4,44% e PN -3,82%), Braskem (-2,58%) e Prio (-2,57%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.











