O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (19) praticamente estável, em alta de 0,03%, aos 168.333,61 pontos. A sessão foi marcada pela ausência de negociações em Nova York devido ao feriado de Juneteenth nos Estados Unidos.
Sem a referência dos índices norte-americanos, os investidores adotaram uma postura mais cautelosa após as decisões de política monetária divulgadas na chamada “superquarta”, quando ocorreram as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Reserve (Fed).
Em fala ao Broadcast, Bruna Centeno, sócia advisor da Blue3 Investimentos, disse que “como metade do fluxo vem do mercado externo e principalmente dos EUA, o feriado em Nova York faz com que haja menos movimento no Brasil”.
Apesar da estabilidade no dia, o índice acumulou queda de 1,64% na semana. Em junho, as perdas chegam a 3,14%, enquanto o ganho em 2026 foi reduzido para 4,47%.
Nunca foi tão fácil ficar atualizado sobre finanças, economia e investimentos. Assine gratuitamente
Petróleo sobe com incertezas no Oriente Médio
Investidores também monitoraram o desenrolar das negociações entre EUA e Irã sobre o programa nuclear iraniano. A rodada de conversas prevista para hoje foi adiada após a intensificação dos confrontos entre Israel e Hezbollah no sul do Líbano, segundo informações da agência Associated Press.
Com a incerteza geopolítica, os contratos futuros do petróleo avançaram. O barril do Brent fechou próximo de US$ 80.
Destaques do Ibovespa
A principal alta da sessão ficou com a Vale, cujas ações avançaram 1,01%. Os papéis da mineradora foram negociados sem a referência do minério de ferro em Dalian, na China, devido ao feriado do Festival do Barco do Dragão. Já as ações da Petrobras (ON +0,49% e PN -0,13%) encerraram o pregão sem direção única.
No setor bancário, prevaleceu o movimento de baixa. As ações Itaú (PN) caíram 0,80%. Os papéis do Banco do Brasil recuaram 0,56%, enquanto o BTG Pactual (units) caiu 0,41%. Na contramão, as ações do Santander Brasil avançaram 0,60%.
Entre as maiores altas do dia ficaram Azzas (+8,33%), Cyrela (+3,22%) e Magazine Luiza (+2,67%). Já entre as quedas, ficaram Minerva (-5,12%), Hapvida (-2,55%) e RD Saúde (-1,81%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):











