A bolsa da Coreia do Sul entrou tecnicamente em bear market (mercado de baixa) nesta quarta-feira (8), após acumular queda superior a 20% em relação ao recorde anterior de junho. O movimento foi impulsionado pela forte desvalorização das ações de fabricantes de chips, em meio ao aumento das dúvidas sobre a sustentabilidade dos investimentos em inteligência artificial (IA).
O Kospi encerrou o pregão em queda de 5,35%, aos 7.246,79 pontos, seu menor nível desde 20 de maio. Com o resultado, o índice passou a acumular recuo superior a 20% frente ao fechamento histórico de 9.114,55 pontos registrado em 22 de junho.
No mercado financeiro, considera-se que um índice entra em mercado de baixa quando perde mais de 20% em relação ao seu pico recente, sinalizando uma deterioração relevante do sentimento dos investidores.
Ações de chips ampliam pressão na Coreia do Sul
As perdas foram lideradas pelas fabricantes de semicondutores. As ações da Samsung Electronics emendaram uma nova queda, com desvalorização de 6,3%, enquanto a SK Hynix recuou 5,7%, acompanhando o desempenho negativo do setor nos Estados Unidos.
Nunca foi tão fácil ficar atualizado sobre finanças, economia e investimentos. Assine gratuitamente
Na véspera, o Philadelphia Semiconductor Index, referência para empresas de chips, havia registrado queda de 4,7%. Os investidores passaram a questionar se o ritmo de investimentos em infraestrutura voltada à inteligência artificial, como data centers e chips de alto desempenho, será suficiente para justificar as valorizações recentes das empresas do setor.
Segundo Han Ji-young, analista da Kiwoom Securities, o mercado também demonstra preocupação com uma possível desaceleração nos preços das memórias e com o risco de os lucros do setor terem atingido um pico.
Sessão teve forte volatilidade com novos conflitos entre EUA e Irã
O pregão foi marcado por oscilações intensas, em meio à escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã, que voltou a pressionar o apetite por risco e impulsionou o petróleo pelo segundo dia consecutivo. Após abrir em queda, o Kospi chegou a subir cerca de 1,8%, mas perdeu força ao longo da sessão e passou a cair mais de 6%.
Na terça-feira, o índice já havia recuado quase 5%, após o acionamento de um circuit breaker, mecanismo que suspende temporariamente todas as negociações em momentos de estresse extremo.
Além disso, o ministro das Finanças da Coreia do Sul, Koo Yun-cheol, afirmou que o governo acompanha de perto outros fatores que podem ampliar a volatilidade do mercado acionário.
Entre as preocupações estão os novos ETFs de ação única — fundos negociados em bolsa que acompanham o desempenho de uma única empresa — lançados recentemente com foco nas fabricantes de chips.
Apesar da forte queda do índice, investidores estrangeiros voltaram a comprar ações sul-coreanas, com saldo líquido de aproximadamente 336 bilhões de won. Ao mesmo tempo, o won se valorizou cerca de 1,2% frente ao dólar, negociado abaixo da marca de 1.500 won por dólar.
*com informações da Reuters e Financial Times











