A CVC (CVCB3), uma das principais operadoras de viagens do país, divulgou seus resultados do primeiro trimestre de 2024, registrando um prejuízo líquido de R$ 34 milhões, representando uma queda significativa de 73,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A receita líquida da empresa teve um aumento de 7,4% no trimestre, totalizando R$ 317,4 milhões. Esse crescimento é atribuído principalmente às operações no Brasil, tanto no segmento B2C (business to consumer) quanto no B2B (business to business), que registrou um aumento de 16,3%.
No entanto, o Lucro Líquido Caixa do primeiro trimestre de 2024 foi positivo, atingindo R$ 7,3 milhões, um crescimento notável em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado reflete o lucro líquido reportado pela empresa, ajustado por depreciação/amortização, Capex (gastos de capital) e itens não recorrentes.
Destaque para o EBITDA ajustado
O EBITDA ajustado, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi de R$ 86,2 milhões no período, com uma margem de 27,2%. Esse valor é 216,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Esse aumento é atribuído ao expressivo aumento no take rate (percentual de comissão sobre vendas) e à redução nas despesas gerais e administrativas, que diminuíram em 20,6%.
Desempenho operacional
No aspecto operacional, as reservas consumidas apresentaram uma queda de 16,6% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 3,3 bilhões. As reservas confirmadas também tiveram uma retração de 21,4% no trimestre, chegando a R$ 3,2 bilhões.
A empresa destacou ainda a abertura de 36 novas lojas no primeiro trimestre, seguindo seu plano de expansão.
Redução do endividamento
Ao final do trimestre, o endividamento líquido da CVC era de R$ 490,3 milhões, uma redução significativa em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa informou que sua posição de caixa atual, de R$ 440 milhões, cobre a dívida das debêntures até o final de 2025.
*Com informações da Agência CMA