O dólar abriu em queda de 0,26% nesta sexta-feira (23), por volta das 9h36 (horário de Brasília), sendo cotado a R$ 5,57 para venda, com os investidores atentos ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no simpósio de Jackson Hole, que ocorre ainda hoje.
No mercado futuro, o contrato da moeda norte-americana com vencimento em setembro de 2024 recuava 0,48%, sendo negociado a R$ 5.580,50.
O evento é amplamente aguardado pelos mercados globais, que esperam por sinalizações sobre a política monetária dos Estados Unidos, incluindo possíveis cortes na taxa de juros.
Projeções para o corte de juros
No início da manhã, os futuros dos Fed funds indicavam 26,5% de chance de um corte de 0,5 ponto percentual nos juros americanos em setembro e 73,5% de probabilidade de uma redução de 0,25 ponto.
Já as taxas dos Treasuries operavam praticamente estáveis, em leve queda, assim como o dólar e outras principais moedas do mercado global.
O mercado, de um modo geral, alimenta a expectativa de que Powell tenha um discurso mais moderado, a favor da redução dos juros a partir de setembro.
Ativos de risco
De acordo com a Ajax Asset, ativos de risco, como ações, commodities e moedas de países emergentes, estão se valorizando, enquanto os juros dos Treasury Bonds, títulos do Tesouro dos EUA, estão recuando.
No Brasil, os ativos domésticos tendem a acompanhar os movimentos do mercado externo, influenciados pela expectativa com o discurso de Powell.
Grupo CMA
Imagem: Pxhere