O fundo imobiliário Zavit Real Estate Fund (#ZAVI11) divulgou na última quarta-feira (27) a aquisição de um galpão logístico da empresa Tagia, de comércio e importação de autopeças no município de Serra, no Espírito Santo, por R$ 18 milhões.
O imóvel será locado pela Zavit para a própria Tagia, na modalidade conhecida como sales & leaseback – em que a empresa que vendeu o imóvel o aluga, na sequência, junto ao próprio comprador como forma de, assim, liberar recursos e aumentar o capital de giro (o valor da compra do imóvel) para outras atividades.
Localizado próximo do terminal portuário de Tubarão e do aeroporto de Vitória, o galpão possui uma área bruta locável (ABL) de 7,7 mil metros quadrados e custará R$ 180 mil mensais de locação, com contrato atípico válido por 12 anos.
Com a operação, o fundo ZAVI passa de 93 mil metros para 100 mil metros de Área Bruta Tributável (ABL). A compra também aumenta a diversificação da carteira do fundo, tanto em termos de número de inquilinos quanto de perfil de atuação, além de ampliar o prazo médio dos contratos.
Contratos atípicos
Os contratos atípicos são caracterizados, entre outros aspectos, por um prazo mais longo (acima de 10 anos, ante de 3 a 5 anos nos convencionais), pela não previsão de ação revisional e por multas mais elevadas no caso de rescisão do aluguel.
Imagem: Divulgação